10 razões para fazer um ensaio feminino


Por que as mulheres escolhem ser retratadas? Algumas pessoas podem achar que é para alimentar o próprio ego ou ter fotos bonitas. Mas claro que o motivo não é esse! As razões para fazer um ensaio feminino vão muito além de fotos de boa qualidade. Para achar algumas respostas, perguntei para as minhas seguidoras suas opiniões. Então, por que será mesmo que as mulheres decidem fazer um ensaio? Vamos mergulhar mais fundo?

1. Elevar a autoestima

Quem nunca se olhou no espelho e não gostou do que viu que atire a primeira pedra. Todo mundo passa por isso! E principalmente as mulheres, que estão sempre sendo bombardeadas de informações e exigências. “Seja mais magra, sente dessa forma, use esse produto aqui, alise seu cabelo”... O ensaio feminino nos ajuda a ter orgulho de quem realmente somos. “Para me sentir linda e poderosa”, como uma seguidora respondeu.


2. Se enxergar por outros olhos

Quantas vezes você já se sentiu feia e alguém mencionou o quanto linda você estava? Quando nossa autoestima está baixa, muitas vezes não permitimos nos olhar com mais carinho. O olhar de uma fotógrafa profissional te ajuda a se ver de uma forma que o seu espelho nunca conseguiu te mostrar, escolhendo os melhores ângulos e valorizando os seus detalhes mais bonitos. :)


3. Pela experiência

A fotografia proporciona fotos lindas, sem dúvidas. Mas também proporciona uma experiência única. Qual foi a última vez que você dedicou mais de uma hora para si? Para se amar, para fechar os olhos e refletir, para entrar em conexão consigo mesma? A hora do ensaio é exatamente para isso: dar uma pausa nos dias corridos para praticar um pouco de autocuidado.


4. Ressignificar a relação com o seu corpo

Amar o próprio corpo não é tarefa fácil para muitas mulheres. A sociedade é muito exigente, e constantemente somos cobradas a seguir padrões inatingíveis. A hora do ensaio é também um momento para se permitir amar a nossa casa - nosso corpo.


5. Se dar um presente de aniversário

Eu amei tanto essa resposta! Investir em nosso bem-estar é necessário - e um presente super valioso. Fazer um ensaio para celebrar você, de você para você. Existe coisa melhor?


6. Motivos profissionais

Hoje em dia, muitas profissões exigem que você “bote a cara no sol”. Ter fotos profissionais dentro de seu ambiente de trabalho, ou que mostrem um pouquinho de sua vida profissional, é uma excelente forma de “vender o seu peixe”. As pessoas gostam de ver a cara de que está por trás do serviço que estão contratando. Colocar um selfie feito com a câmera do celular como foto do perfil no Linkedin não vale, né?


7. Perder a timidez

Encarar a câmera de frente é tarefa fácil? Claro que não! Mas o desafio faz parte e vale a pena. É importante lembrar que o profissional que está por trás da câmera tem um papel muito importante nesse processo. Fazer um ensaio com alguém que te passa confiança e que te faz se sentir confortável é essencial para ter um bom resultado.


8. Autoconhecimento

Quem segue o meu trabalho sabe o quanto eu amo fotografar pessoas com olhos fechados. Eu gosto desse momento porque é um instante em que a pessoa esquece que eu estou ali, e olha para si. Esse instante pode ser bastante reflexivo e cheio de descobertas, tornando o ensaio uma ótima ferramenta no processo constante de autoconhecimento e autocura.


9. Se ver inteira

Uma das respostas que recebi foi "eu quero me ver inteira e não fragmentada como me vejo no espelho". Isso me tocou demais! Uma foto bem feita não representa apenas seu corpo físico, mas tudo que você é. O brilho nos olhos, o sentimento que você carrega, a força que você tem. Inteira.


10. Porque sim!

No final das contas, você não precisa ter uma razão muito profunda para querer fazer um ensaio feminino. O que basta é ter vontade. Seja essa vontade motivada por um sentido mais íntimo ou por uma simples curiosidade. Não importa. Às vezes a gente não consegue explicar porque queremos uma coisa, e tudo bem. Se permita!


mulher deitada no rio

Veja mais ensaios aqui! E se você se sente preparada para viver essa experiência, escreva para mim.

Vou amar contar a sua história também <3

#ensaiofeminino #ensaiosalvador #retrato #fotografiasalvador #bookfeminino #ensaiopessoal #ensaioprofissional #mulher #fotografia #fotógrafosalvador