top of page

10 passos para fazer o ensaio perfeito


uma mulher deitada em uma cama com olhos fechados

Mulher, você quer fazer um ensaio fotográfico mas não sabe por onde começar? Não se preocupe, você não está sozinha! Muitas mulheres se sentem perdidas quando se trata de fazer um ensaio fotográfico profissional, mas agora, estou aqui para te ajudar. Neste post, vou te guiar com 10 passos para fazer um ensaio perfeito e tornar seu ensaio dos sonhos uma realidade. Seguindo esses passos, você pode ter certeza de que estará fazendo tudo ao seu alcance para ter uma experiência incrível. Prepare-se para se sentir maravilhosa diante das câmeras.


1. Entenda o que você gosta O primeiro passo para fazer o ensaio perfeito, e talvez o mais importante, é saber o que você gosta. Esse passo vai te guiar durante todas as outras etapas do planejamento do seu ensaio. Como você imagina seu ensaio? Você prefere fotos no estúdio ou ambientes externos? Gosta de fotos mais clarinhas ou mais escuras? Acessórios ou algo mais clean? Uma dica é criar uma pasta no Pinterest com várias referências de fotos que você gosta e perceber quais são os padrões que estão nessas imagens para entender melhor o seu gosto.


2. Escolha uma profissional alinhada com o seu gosto

Cada fotógrafa tem um estilo próprio e é importante contratar alguém que esteja alinhada com os seus desejos e expectativas para ter o resultado que você quer. Assim como você não contrataria uma confeiteira para fazer um jantar romântico, a lógica é a mesma com a fotografia - é preciso escolher uma profissional que tem um trabalho alinhado com o que você busca. Não escolha uma fotógrafa com um tratamento de imagem pesado se você gosta de fotos mais naturais, por exemplo. Procure alguém que vá naturalmente atender as suas expectativas.

3. Não escolha uma fotógrafa apenas pelas fotos É imprescindível escolher uma fotógrafa com fotos que você se identifica, mas além de avaliar a qualidade das fotos, é importante também levar em conta sua experiência, reputação e forma de trabalho. Busque por depoimentos de clientes anteriores, verifique a avaliação da profissional no Google e outros canais de feedback para garantir que você estará contratando uma profissional completa e confiável para capturar suas memórias. Por exemplo, você pode ver os comentários que as minhas clientes deixam sobre meu trabalho na minha página do google.



4. Escolha as roupas com antecedência Os looks que você vai usar fazem toda diferença no resultado final do ensaio, por isso é importante escolhê-los com antecedência e contar com a ajuda da sua fotógrafa nessa escolha. Além disso, é importante considerar o local onde as fotos serão tiradas e escolher roupas que estejam em harmonia com esse ambiente.


5. Contrate uma maquiadora profissional Se você gosta de maquiagem, contratar uma maquiadora profissional pode fazer toda a diferença no resultado final das fotos. Uma boa maquiagem pode destacar ainda mais a sua beleza e realçar as suas melhores características. Mas lembre-se: a maquiagem deve estar em harmonia com o restante do look e com o ambiente onde as fotos serão tiradas. Menos é mais!



6. Traga uma playlist com suas músicas favoritas Para fazer um ensaio perfeito, é muito importante que você se sinta confortável e a vontade durante todo processo. Ouvir músicas que você já conhece e gosta pode ajudar a criar um clima mais descontraído e agradável. Faça uma playlist com suas músicas favoritas especialmente para a experiência e permita-se se soltar e se divertir.


7. Não espere pelo "momento certo" Muitas vezes, como mulheres, sofremos uma pressão social constante para sermos perfeitas em todos os sentidos. Essa busca incessante pela perfeição nos faz acreditar que nunca estaremos prontas o suficiente para realizar nossos desejos, inclusive um ensaio fotográfico. Mas a verdade é que não existe um momento perfeito, apenas o agora! É essencial que nos celebremos agora, independente de qualquer padrão ou expectativa externa. Seja para comemorar um aniversário, uma conquista ou simplesmente para nos sentirmos bonitas e confiantes, permita-se fazer o ensaio fotográfico no momento em que quiser viver essa experiência transformadora.



8. Faça do dia do ensaio um dia especial Que tal fazer do dia do ensaio um dia exclusivo para olhar para si? Acorde com calma, faça uma boa refeição, tome um banho relaxante, escute suas músicas favoritas e faça coisas que te deixem feliz. Depois do ensaio, aproveite a produção e se leve para sair, ou saia com suas amigas. O dia do ensaio deve ser um dia para se mimar e se sentir confiante, para celebrar quem você é e para se conectar com seu corpo e sua autoestima. Quando você se sente bem consigo mesma, isso se reflete nas fotos e você terá um resultado incrível. Faça do dia do ensaio um momento especial e único para você.


9. Realmente se entregue para a experiência É normal sentir um pouco de nervosismo antes do ensaio, mas tente relaxar e se entregar ao momento. Confie na sua fotógrafa e nas suas orientações, ela é a profissional que vai capturar as suas melhores imagens. Aproveite para conversar com ela, contar suas expectativas e até mesmo suas inseguranças. Lembre-se de que o ensaio é uma experiência única e especial, então permita-se vivenciá-la de forma autêntica.



10. Faça mais de um ensaio Assim como em qualquer outra atividade que realizamos na vida, quanto mais vezes fazemos, mais confortáveis e confiantes nos tornamos naquilo. Com os ensaios fotográficos não é diferente! Cada sessão é única e especial à sua maneira, e fazer mais de um ensaio pode permitir que você explore diferentes aspectos de si mesma e crie ainda mais lembranças preciosas. A cada vez que você se permite ser fotografada, sua autoestima e segurança aumentam, o que resulta em fotos ainda mais autênticas e bonitas. Por isso, não tenha medo de fazer mais de um ensaio. Cada sessão será uma oportunidade única e enriquecedora de se redescobrir e se amar ainda mais!


Está pronta para fazer seu ensaio perfeito?

Entre em contato comigo aqui para agendar o seu ensaio comigo! Tenho agenda fixa em Salvador, mas também abro agenda em outras cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Se você não mora em Salvador, não deixe de colocar o seu nome na lista de espera para saber quando estarei na sua cidade!

bottom of page